O psicólogo Paul McGhee sugere que o humor pode desempenhar papel importante na maneira como a criança desenvolve a competência social.
McGhee explica que a criança bem-humorada em geral é mais bem sucedida em suas interações sociais durante a infância, observando que “é difícil não gostar de alguém que o faz rir”. Pesquisas apóiam a percepção comum de que as crianças engraçadas são mais populares, enquanto as que carecem de senso de humor são menos queridas pelos colegas.
COMO AS CRIANÇAS DESENVOLVEM O HUMOR
Como muitas outras habilidades de QE, a capacidade do humor começa na primeira semana de vida. Por volta das seis semanas de idade, você pode colocar um lenço no rosto, rapidamente retirá-lo e receber um sorriso de um bebê em um rudimentar jogo de esconde-esconde.
Mais tarde como as crianças apreciam apenas comédias físicas, todos nos transformamos em Charlie Chaplin, buscando sentir a indescritível alegria de
observar o riso contagiante de nossos filhos dando-lhes uma surpresa prevista (como o esconde-esconde), mostrando-lhes o princípio de “causa e efeito” (o bebê bate em seu nariz e você faz uma careta) e provocando lhes estímulos físicos através de cócegas ou movimentos (sacudindo o bebê sobre os joelhos ou no ar).
Segundo Paul McGhee, o verdadeiro humor (mais do que uma reação física ou perceptiva) começa no segundo ano de vida à medida que a criança começa a compreender a natureza simbólica das palavras e dos objetos.
A base do humor nessa idade é a incongruência física. Para a criança que começa a andar, colocar o sapato na cabeça é hilariante, vestir-se com uma roupa que não é sua e olhar-se no espelho e ver a reação dos colegas e
professores é uma prática e uma busca do humor que vai se desenvolvendo nestas pequenas crianças do Berçário e Maternal, assim, como as fantasias de palhaços ou pinturas engraçadas no rosto.
Já por volta dos três anos de idade quando se inicia a fase pré-escolar, as crianças acham graça em simples afirmações verbais como trocar “pé” pela “mão” ou “cão” por “chão”. E assim, vão desenvolvendo o humor oral, verbal até os quatro anos quando começam a contar piadas, adivinhações ou histórias engraçadas que segue até os doze anos.
Por isso, trabalhamos com o Jardim e o Pré-escolar a rodinha de amigos para se contar algo engraçado, uma piada, adivinhação ou simples caretas.
Pedimos aos pais que sempre zelem pelo desenvolvimento do Humor em seus filhos, uma situação difícil por exemplo, uma fila, um carro estragado ou brinquedo que quebrou, podem ser associados a uma brincadeira, uma piada da própria situação, ou seja, rir é melhor do que chorar, ou rir ainda pode ser o melhor remédio para estas coisas.
NÃO PERMITAM QUE SEU FILHO SEJA MAL HUMORADO!
Ensinem essa habilidade emocional para seus filhos e futuramente vão perceber os efeitos positivos dessa importante Inteligência Emocional.
Psicóloga Tabata Caffé
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