O QUE É - IEE
O que é Inteligência Emocional | |||||||||||||||||||
A educação brasileira está baseada em princípios lineares e os currículos e seus conteúdos assentam-se nos processos intelectuais e cognitivos, deixando de lado os fatores emocionais. Mas, existem atualmente concepções que valorizam os aspectos emocionais da inteligência. O psicólogo Daniel Goleman, PhD, com seu livro "Inteligência Emocional", por exemplo, retoma uma nova discussão sobre o assunto. Ele traz o conceito da inteligência emocional como maior responsável pelo sucesso ou insucesso das pessoas. A maioria das situações de trabalho é envolvida por relacionamentos entre as pessoas. Desta forma pessoas com qualidades de relacionamento humano, como afabilidade, compreensão e gentileza têm mais chances de obter o sucesso. Goleman procura demonstrar que não só a razão influencia nos nossos atos, mas, a emoção também é responsável por nossas respostas e tem grande poder sobre as pessoas. | |||||||||||||||||||
Algumas habilidades emocionais são consideradas importantes para que uma pessoa alcance seus objetivos seja feliz e alcance sucesso na vida. Dentre elas são citadas o controle do temperamento, adaptabilidade, persistência, amizade, respeito, amabilidade e empatia. Goleman apresenta os seguintes níveis de Inteligência Emocional: | |||||||||||||||||||
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Os sentimentos mais fortes do homem são a tristeza, a alegria e a raiva. É fundamental saber lidar com eles. As pessoas que sabem controlar suas emoções são aquelas que obtém mais sucesso na vida, em qualquer tipo de medição: um imprevisto, uma entrevista de emprego, provas de vestibular, o fim de um relacionamento, etc. | |||||||||||||||||||
A Inteligência Emocional na Educação | |||||||||||||||||||
Em relação à educação, Goleman, e autores influenciados por ele, fala da importância de "educar" as emoções e fazer com que os alunos também se tornem aptos a lidar com frustrações, negociar com outros, reconhecer as próprias angústias e medos, potenciais e limites, etc. Para que os alunos desenvolvam sua inteligência emocional, uma das premissas básicas é a necessidade de que o professor também desenvolva sua própria inteligência emocional, pois, pode-se dizer que aquilo que o professor ensina em sua prática docente está embebido por sua própria personalidade. Desse modo, a inteligência emocional do professor é uma das variáveis que melhor explica a criação de uma aula emocionalmente inteligente. E é o PSICÓLOGO EDUCACIONAL que tem como foco o desenvolvimento da Inteligência Emocional que vai promover essa formação específica com os professores e realizar atividades temáticas dirigidas aos alunos. O psicólogo educacional também deve conhecer os alunos em seus aspectos sociais, cognitivos, afetivos e emocionais, isto implica uma atitude de permanente investigação, por meio de observações, diálogos com as crianças e suas famílias, avaliação contínua dos conhecimentos adquiridos, sondagem dos interesses delas e atenção às necessidades que elas expressam. Perceber o que o aluno sente, sem que ele o diga, constitui a essência da empatia, uma das características fundamentais da inteligência emocional. A criança e o adolescente, dificilmente, nos dizem em palavras aquilo que sentem, mas revelam seus sentimentos por seu tom de voz, pela expressão facial ou por outras maneiras não verbais que o psicólogo está pronto para identificar. A partir do momento em que o psicólogo através de observações reconhece as emoções do aluno (medo, raiva, ciúme, alegria, tristeza, vergonha), cria uma enorme chance de aumentar a intimidade, transmitir experiência e compartilhar dificuldades. | |||||||||||||||||||
Elaborado pela Psicóloga Tabata Caffé nasceu do fato de que crianças de 0 à 06 anos são hoje as que mais passam tempo na escola ou creche, justamente pela necessidade de cuidados, quando maiores até passam um período na escola e outro em casa ou com parentes. Então, podemos considerar que cabe e muito, à escola destes pequenos iniciar o processo de ensino das Inteligências Emocionais e até orientar os pais para que durante o tempo que estão com as crianças possam trabalhar estas habilidades. A psicóloga Tabata Caffé em dez anos de atuação sempre se questionou a respeito das qualidades necessárias para se garantir o sucesso e a felicidade de uma criança que valesse também para sua vida adulta, e entendeu que são as Inteligências Emocionais (QE – coeficiente emocional) que promovem estas conquistas, muito mais do que a Inteligência Cognitiva (QI – coeficiente de inteligência). Segundo Lawrence E. Shapiro importante psicólogo americano que trabalha há mais de vinte anos com QE, as crianças de hoje em dia sofrem com o estresse excessivo que a vida nos impõe, e a sociedade tem dado pouca importância às pressões pertinentes as fases de crescimento e outras como os problemas diários na escola, a distância dos pais que trabalham o dia inteiro, ir para a creche desde o término da licença maternidade da mãe aos quatro meses de idade do bebê, até aspectos mais profundos, como divórcio e morte de familiares. Crianças de todas as idades necessitam de diferentes habilidades emocionais para lidar com essas dificuldades, caso contrário, estas podem refletir negativamente prejudicando os aprendizados que exigem intelectualidade e inteligência cognitiva (QI).
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Boa tarde..
ResponderExcluirO que escreveu aqui é de um projeto por iniciar ou já está implementado???
Gostaria de ter e conhecer essas atividades de que fala..
Sou totalmente a favor da I.E. na Escola.
Quero aprender mais e mais.
Obrigada. Filipa Dias