quinta-feira, 3 de fevereiro de 2011

Conheça o IEE - Inteligência Emocional na Escola

O QUE É - IEE


    
                      




O que é Inteligência Emocional 

     A educação brasileira está baseada em princípios lineares e os currículos e seus conteúdos assentam-se nos processos intelectuais e cognitivos, deixando de lado os fatores emocionais. Mas, existem atualmente concepções que valorizam os aspectos emocionais da inteligência. O psicólogo Daniel Goleman, PhD, com seu livro "Inteligência Emocional", por exemplo, retoma uma nova discussão sobre o assunto.
    Ele traz o conceito da inteligência emocional como maior responsável pelo sucesso ou insucesso das pessoas. A maioria das situações de trabalho é envolvida por relacionamentos entre as pessoas. Desta forma pessoas com qualidades de relacionamento humano, como afabilidade, compreensão e gentileza têm mais chances de obter o sucesso.
    Goleman procura demonstrar que não só a razão influencia nos nossos atos, mas, a emoção também é responsável por nossas respostas e tem grande poder sobre as pessoas. 
    Algumas habilidades emocionais são consideradas importantes para que uma pessoa alcance seus objetivos seja feliz e alcance sucesso na vida. Dentre elas são citadas o controle do temperamento, adaptabilidade, persistência, amizade, respeito, amabilidade e empatia.


        Goleman apresenta os seguintes níveis de Inteligência Emocional: 
   
  • Auto-conhecimento emocional - Autoconsciência: conhecimento que o ser humano tem de si próprio, de seus sentimentos ou intuição. Esta competência é fundamental para que o homem tenha confiança em si (autoconfiança) e conheça seus pontos fortes e fracos;
  • Controle emocional - Capacidade de gerenciar os sentimentos: é importante saber lidar com os sentimentos. A pessoa que sabe controlar seus próprios sentimentos se dá bem em qualquer lugar que esteja ou em qualquer ato que realize.
  • Auto- motivação - Ter vontade de realizar, otimismo: Pôr as emoções a serviço de uma meta. A pessoa otimista consegue realizar tudo que planeja pois tem consciência que todos os problemas são contornáveis e resolvíveis.
  • Reconhecer emoções nos outros - Empatia: saber se colocar no lugar do outro. Perceber o outro. Captar o sentimento do outro. A calma é fundamental para que isso aconteça. Os problemas devem ser resolvidos através de conversas claras. As explosões devem ser evitadas para que não prejudique o relacionamento com os outros.
  • Habilidade em relacionamentos inter-pessoais - Aptidão social: a capacidade que a pessoa deve ter para lidar com emoções do grupo. A arte dos relacionamentos deve-se, em grande parte o saber lidar com as emoções do outro. Saber trabalhar em equipe é fundamental no mundo atual.
Os sentimentos mais fortes do homem 
 são a tristeza, a alegria e a raiva.  

   É fundamental saber lidar com eles. As pessoas que sabem controlar suas emoções são aquelas que obtém mais sucesso na vida, em qualquer tipo de medição: um imprevisto, uma entrevista de emprego, provas de vestibular, o fim de um relacionamento, etc. 

A Inteligência Emocional na Educação

        Em relação à educação, Goleman, e autores influenciados por ele, fala da importância de "educar" as emoções e fazer com que os alunos também se tornem aptos a lidar com frustrações, negociar com outros, reconhecer as próprias angústias e medos, potenciais e limites, etc.
        Para que os alunos desenvolvam sua inteligência emocional, uma das premissas básicas é a necessidade de que o professor também desenvolva sua própria inteligência emocional, pois, pode-se dizer que aquilo que o professor ensina em sua prática docente está embebido por sua própria personalidade. 

        Desse modo, a inteligência emocional do professor é uma das variáveis que melhor explica a criação de uma aula emocionalmente inteligente. E é o PSICÓLOGO EDUCACIONAL que tem como foco o desenvolvimento da Inteligência Emocional que vai promover essa formação específica com os professores e realizar atividades temáticas dirigidas aos alunos.
        O psicólogo educacional também deve conhecer os alunos em seus aspectos sociais, cognitivos, afetivos e emocionais, isto implica uma atitude de permanente investigação, por meio de observações, diálogos com as crianças e suas famílias, avaliação contínua dos conhecimentos adquiridos, sondagem dos interesses delas e atenção às necessidades que elas expressam.
            Perceber o que o aluno sente, sem que ele o diga, constitui a essência da empatia, uma das características fundamentais da inteligência emocional. A criança e o adolescente, dificilmente, nos dizem em palavras aquilo que sentem, mas revelam seus sentimentos por seu tom de voz, pela expressão facial ou por outras maneiras não verbais que o psicólogo está pronto para identificar.
            A partir do momento em que o psicólogo através de observações reconhece as emoções do aluno (medo, raiva, ciúme, alegria, tristeza, vergonha), cria uma enorme chance de aumentar a intimidade, transmitir experiência e compartilhar dificuldades.  


 Benefícios da Inteligência Emocional na Escola 


          O aluno passa a se sentir valorizado, legitimado em seus sentimentos (mesmo que negativos) e, conseqüentemente, fortalece sua auto-estima. Ele descobre novas estratégias para lidar com os conflitos, diminui a agressividade em suas relações com o outro, aprende a conviver de uma maneira confortável com os sentimentos negativos, enfim, ele transforma um sentimento que o assusta em algo que faz parte da vida, não censurando a si mesmo por seus sentimentos, mas sim, julgando a decisão do que fazer com estes mesmos sentimentos.
         A escola deveria reservar tempo e espaço em seus programas para com a orientação de um psicólogo educacional iniciar as crianças em projetos de cooperação. A participação de professores e alunos em projetos comuns pode dar origem à aprendizagem de métodos de resolução de conflitos e construir uma referência para a vida futura dos alunos, enriquecendo a relação professor – aluno. 
       A influência dessa teoria sobre a educação é altamente positiva, pois chama a atenção para o fato de que as escolas não devem preocupar-se apenas com a inteligência de cada aluno, mas também com o desenvolvimento de sua capacidade de se relacionar bem com os outros e consigo mesmo.


  O IEE – Inteligência Emocional na Escola 

Elaborado pela Psicóloga Tabata Caffé nasceu do fato de que crianças de 0 à 06 anos são hoje as que mais passam tempo na escola ou creche, justamente pela necessidade de cuidados, quando maiores até passam um período na escola e outro em casa ou com parentes. Então, podemos considerar que cabe e muito, à escola destes pequenos iniciar o processo de ensino das Inteligências Emocionais e até orientar os pais para que durante o tempo que estão com as crianças possam trabalhar estas habilidades.
A psicóloga Tabata Caffé em dez anos de atuação sempre se questionou a respeito das qualidades necessárias para se garantir o sucesso e a felicidade de uma criança que valesse também  para sua vida adulta, e entendeu que são as Inteligências Emocionais (QE – coeficiente emocional) que promovem estas conquistas, muito mais do que a Inteligência Cognitiva (QI – coeficiente de inteligência). 
Segundo Lawrence E. Shapiro importante psicólogo americano que trabalha há mais de vinte anos com QE, as crianças de hoje em dia sofrem com o estresse excessivo que a vida nos impõe, e a sociedade tem dado pouca importância às pressões pertinentes as fases de crescimento e outras como os problemas diários na escola, a distância dos pais que trabalham o dia inteiro, ir para a creche desde o término da licença maternidade da mãe aos quatro meses de idade do bebê, até aspectos mais profundos, como divórcio e morte de familiares.                  
Crianças de todas as idades necessitam de diferentes habilidades emocionais para lidar com essas dificuldades, caso contrário, estas podem refletir negativamente prejudicando os aprendizados que exigem intelectualidade e inteligência cognitiva (QI).

  Como se Promove a Inteligência Emocional 

          Os pais não precisam se sentir desorientados na tarefa de preparar seus filhos para os problemas e dificuldades inevitáveis do crescimento e da maturidade emocional.
      O IEE – Inteligência Emocional na Escola dá ênfase nas diversas maneiras de ensinar às crianças estas habilidades, através de jogos divertidos, histórias temáticas, dinâmicas de grupo e atividades desafiadoras que permitem às crianças, resolver conflitos com respostas criativas e adequadas, cooperar com os outros e aumentar sua auto-estima e autoconfiança e muitas outras habilidades sociais proporcionando uma educação ampla onde as crianças se tornam mais saudáveis em termos emocionais e mais competentes para adquirirem sucesso e felicidade durante a infância e depois na sua vida adulta.

Psicóloga Tabata Caffé

Um comentário:

  1. Boa tarde..
    O que escreveu aqui é de um projeto por iniciar ou já está implementado???
    Gostaria de ter e conhecer essas atividades de que fala..
    Sou totalmente a favor da I.E. na Escola.
    Quero aprender mais e mais.
    Obrigada. Filipa Dias

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