domingo, 30 de janeiro de 2011

AVALIAÇÃO PARA BEBÊS

Alguns reflexos dos recém-nascidos


Caminhar automaticamente (quando sustentado em pé)
Babinski (articulações esticadas quando se estimula a planta do pé)
Piscar (os olhos se fecham apertados quando se encosta no nariz)
Engatinhar (faz estes movimentos quando colocado de bruço)
Agarrar (agarra firmemente um dedo colocado na palma de sua mão)
Moro (a cabeça inclina-se para trás, os braços abrem-se para os lados e os dedos estendem-se quando um súbito ruído ou contato é feito, ou quando a criança é “solta” no ar por alguns centímetros e agarrada de novo)
Buscar (vira na direção do estímulo quando se acaricia o rosto)
Chupar (começa a chupar quando se acariciam os lábios ou a região da boca)

Resumo Das Realizações Intelectuais


Fim do primeiro mês
·         Prefere contornos, padrões e contrastes
·         Os reflexos tornam-se mais refinados
·         Volta a cabeça para se orientar na direção do som
·         Olha atentamente para um adulto
·         Ajusta o corpo à maneira como está sendo carregado

Fim do segundo mês

  • Olha para objetos grandes, em movimento, com contorno nítido.
  • Responde às pessoas e prefere pessoas a outros objetos
  • Reação circular básica (repete atos que envolvam seu corpo)
  • Olha para a mão como um objeto
  • Associa dois eventos contíguos (p. ex.: a voz da mãe e a alimentação)
  • Os movimentos dos olhos continuam a se aperfeiçoar.

Fim do terceiro mês / começo do quarto mês

  • Agarrar torna-se voluntário
  • Estabelece coordenação mão-olho
  • Torna-se consciente de si
  • Orienta-se na direção do som
  • Produz sons e imita seus próprios sons
  • Pode sentar-se e ficar um pouco de pé, sustentando-se
  • Inclina o corpo para os objetos

Fim do quarto mês

  • Reproduz um resultado ambiental originalmente produzido por acaso
  • Começa a engatinhar e manipular objetos
  • Reconhece a relação entre atos e resultados
  • Repete padrões de compartamento rcém-aprendidos
  • Distingue brinquedos novos de velhos
  • Continua a imitar sosn que produziu antes

Fim do quinto mês

  • Estende a mão para pegar um objeto
  • Antecipa todo o objeto, vendo apenas parte dele

Fim do sexto mês

  • Interessa-se por recipientes
  • Antecipa visualmente a posição de objetos em queda
  • Procura um objeto que foi agarrado e perdido da mão, repetindo os mesmos movimentos

Fim do sétimo mês / começo do oitavo

  • Estende a mão, agarra, manipula e leva objetos à boca
  • Reage à imagem no espelho
  • Procura um objeto que foi agarrado e perdido da mão, repetindo os mesmos movimentos

Fim do oitavo mês

  • Os atos tornam-se totalmente intencionais
  • Concebe os objetivos primeiro, depois procura os meios de atingi-los.
  • Procura manualmente objetos ocultos depois que os observa serem escondidos. Ainda não domina o “deslocamento seqüencial”
  • Isola meios e fins
  • Resolve problemas simples de meios e fins
  • Tem um conceito rudimentar de número: um item versus mais de um – apenas uma idéia qualitativa
  • Começa a antecipar eventos. Sabe que você vai sair porque está vestindo um casaco; sabe a hora do banho por ouvir a água na banheira, e assim por diante
  • Melhorou a memória quanto a eventos concretos; imita atos e sons que ocorreram antes
  • Reação circular com retardo (pára de fazer algo para prestar atenção em outra coisa, depois volta à atividade anterior)
  • Começa a ver a si mesmo como meio para obter um fim. Chuta num esforço para mover ou pegar um objeto. Empurra para obter um certo resultado, etc.

Fim do nono mês
·        Amadurece o conceito de objetivo – sabe que um objeto vai reaparecer
·         Reconhece a si mesmo como agente casual.

Fim do décimo mês

  • Procura manualmente por um objeto oculto quando desaparece na sua frente.
  • Imita atos observados regularmente.
  • Percebe a si mesmo como separado dos outros objetos
  • Antecipa as coisas

Fim do décimo primeiro mês / começo do décimo segundo
  • Experimenta relações objeto-espaço.
  • Imita movimentos mais sutis.
  • Agrupa coisas umas dentro das outras.
  • Faz representações de imagens de certos acontecimentos.

De doze a dezoito meses

  • Descobre novas seqüências de ações para resolver problemas.
  • É capaz de aprender por tentativa e erro.
  • Sistemática e intencionalmente varia as ações para descobrir como as variantes alteram os resultados.
  • Vê objetos e pessoas como instrumentos para atingir um objetivo.
  • Gosta de descobrir relações espaciais.
  • O senso de causalidade física melhora.
  • O conceito de objeto se aperfeiçoa.
  • Desenvolvem-se as primeiras habilidades lingüísticas.

Dos dezoito aos vinte e quatro meses

  • Inventa soluções antes de agir para resolver os problemas.
  • Imitação “a posteriori”.
  • Acompanha o deslocamento dos objetos enquanto são movidos de lugar para lugar.
  • Procura explicações físicas para os acontecimentos.

Psicóloga Tabata Caffé

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