sábado, 29 de janeiro de 2011

SOFRIMENTO – UM APRENDIZADO


Gosto muito da frase de Rosana Braga sobre sofrimento:

“A diferença está basicamente no que você pensa e faz enquanto sofre. A pessoa amadurecida sofrerá aprendendo e a pessoa imatura sofrerá se perdendo.”

        O sofrimento é digno e humano. Os sentimentos: sofrer, sentir dor, chorar e ficar triste faz parte da saúde emocional das pessoas. Diante da decepção nos sentimos tristes e magoados.

        Mas existe uma grande diferença em sentir-se triste por algum tempo e se afundar num mar de tristezas sem fim! Entregar-se ao sofrimento. Pertencer à tristeza. Guardar mágoas.

        Mesmo porque mágoa quer dizer: más águas, ou seja, as águas que não passaram, que foram represadas. A Mágoa dói no peito, angustia e pode até levar a uma Angina (A angina pectoris é um tipo de dor que o paciente sente no peito, braço ou nuca e que aparece com a realização de esforços ou emoções ou mesmo sem fator provocador aparente. A angina é uma dor que provoca medo, daí o nome angina, que significa medo, angor em latim. É uma dor que costuma deixar o paciente imóvel, assustado e que dura alguns segundos).

        Aprendemos com a dor quando observamos e refletimos sobre o ocorrido. Não para lamentarmos, mas para entender, reinterpretar os fatos, dar a medida certa para cada caso e sair mais inteira, sábia e crescida depois de qualquer problema que nos deixa triste, magoados ou indignados. Isto é evoluir. E deveria ser o maior objetivo de todos nós.

        A psicoterapia é um ótimo recurso para entender e aprender a adotar novas condutas, que podem resolver os velhos problemas e evitar o sofrimento desmedido com situações difíceis de nossas vidas.

Psicóloga Tabata Caffé

Nenhum comentário:

Postar um comentário