quinta-feira, 27 de janeiro de 2011

PROPOSTA DE ROTINA PARA BERÇÁRIO E MATERNAL INTEGRANDO CUIDADOS COM O ATO DE EDUCAR



·         Entrada  os responsáveis devem se dividir entre acompanhar as brincadeiras dos bebês e acolher os que chegam com os pais, tomando informações de como passou a noite e de como está a criança;

·         Lanche   mamadeira, mingau, cereal ou outros;

·         Roda de conversa   para os que se sentam conversar sobre algum tema pré-escolhido e planejar a rotina informando a criança do que acontecerá até a hora de ir para casa, iniciando as noções de tempo, ação e espaços, mesmos aos bebês deve-se sempre informar o que vai acontecer: “agora você vai tomar mamadeira”, “agora vou trocar sua fralda” e etc, é uma questão de ética e respeito para com o outro que acontece até nas UTIs com pacientes em coma;

·         Atividade dirigida   (sujeita a variação de acordo com o clima) – Em sala, pode ser contação de história, pinturas, caixas, cubos, blocos, bolas e carrinhos para os que sentam, para os bebês mordedores, chocalhos e móbiles não para brincarem sozinhos, mas com a verbalização e estímulo do responsável. Para os que andam também é importante as versões em miniaturas, feitas de plástico de carrinho de compras, carrinho de bebê, de picolé, pois estimulam a criança a ficar ereta e permite que ela ande com mais autonomia. No parque e em áreas externas, a pedida é o movimento e todas as estimulações que desenvolvam a psicomotricidade.

·         Almoço 
 
·         Descanso – sono

·         Lanche   frutas, gelatinas, sucos naturais, biscoitos, pudins ou mamadeiras;

·         Higiene   como trocar fraldas e roupas porque mudou a temperatura;

·         Atividades em roda   é hora de jogar, cantar, dançar e realizar brincadeiras como esconde-esconde, morto-vivo, roda-roda, e outras;

·         Lanche   frutas, gelatinas, sucos naturais, biscoitos, pudins ou mamadeiras;

·         Atividade dirigida   pronunciar palavras corretamente pedindo para a criança repetir (trabalhar oralidade), trabalhar cores e formas básicas do quadrado, triângulo, retângulo e círculo, brinquedos que representam os animais, cachorro, elefante, girafa, etc e livros de papelão, pano e plástico com grandes ilustrações e texturas, o professor deve sentar-se ao lado das crianças folhear as páginas, apontar as ilustrações e fazer comentários, assim estará dando o exemplo e estimulando o interesse pelos livros. A capacidade motora da criança bebê de virar as páginas é importante para o início da motricidade fina, e reconhecer figuras, animais e personagens é fundamental para a motivação em desenvolver a linguagem. Este momento pode acontecer através de outros profissionais como a psicóloga e a fonoaudióloga com objetivos pré-definidos em suas respectivas áreas;

·         Jantar

·         Higiene   banho se for o caso, escovação, fraldas e roupas;

·         Saída

Psicóloga Tabata Caffé

Nenhum comentário:

Postar um comentário