Até os três meses é normal a criança acordar durante a noite pelos incômodos físicos (fome, sede, frio, cólicas), manifestações naturais que são superadas com relativa facilidade por pais conscienciosos, que averiguam as possíveis alternativas para descobrir o que está incomodando o bebê.
Ø Rotina: estabeleça uma rotina em casa, disciplinando os horários para que a criança discrimine o que vem a seguir. Exemplo: ao bebê deve ser aplicada uma mesma seqüência de atividades: banho, alimentação e cama, sempre nessa ordem.
Ø Dormir no claro: acostume a criança a dormir durante o dia com a claridade natural desse período para que seu relógio biológico diferencie mais rapidamente os intervalos entre o dia e a noite. Gradativamente a criança dormirá menos durante o dia, compensando os pais durante a noite, pois dormirá sem intervalos.
Ø Ruídos: Nem silêncio absoluto, nem sons elevados. O bom senso deve prevalecer.
Ø Brincadeiras: nada de brincadeiras excitantes antes de dormir, cócegas, bater palmas, músicas agitadas, etc. A calma e a tranqüilidade devem prevalecer nesse momento gerando a sonolência. Como atividade constante você poderia contar historinhas, de preferência sempre a mesma, para que a criança pequena identifique prontamente o ato como a hora de dormir. Ainda estaremos estimulando o futuro, bom e necessário hábito da leitura.
Ø Massagem: com este gesto de atenção e carinho corporal a criança sente-se mais amada. Aproveite o término do banho para massageá-o com um óleo hipoarlégico, tocando seu corpinho e conversando sobre o quanto ele é importante para você e a faz feliz. Mesmo sem entender as palavras ele irá registrando em seu cérebro, momentos e palavras boas.
Se mesmo depois desta rotina o bebê despertar durante a noite, proceda da seguinte maneira:
Ø Vá até o berço e verifique a razão do choro, a fim de descartar desconforto físico: fome, sede, frio, troca de fralda etc;
Ø Pode ser pesadelo, portanto, acalme-o conversando com ele baixinho, fazendo carinho, dizendo que está tudo bem, você está ali e vai cuidar de tudo, até cessar a crise. “Foi só um sonho ruim e acabou!”;
Ø Acenda apenas o abajur, para que a criança não desperte de vez, entrando em estado de vigília mais duradouro;
Ø Recoloque a criança no berço, para que ela dê continuidade ao seu sono. É importante sempre respeitar essa regrinha de dormir no berço, no seu espaço, para que se torne independente e não tiranize seus pais mais tarde;
Ø Evite levá-lo para seu quarto, somente em casos excepcionais (doenças), e ainda assim por tempo determinado.
No mais, é só ter paciência e firmeza na postura assumida de manter cada qual em seu próprio lugar (Inclusive o pai na cama do casal e não expulso para outro canto da casa). Agindo assim, dentro de poucos dias a criança já estará integrada ao novo ritmo. Bom sono à todos!
Psicóloga Tabata Caffé
Nenhum comentário:
Postar um comentário